Sema assina contrato com Programa ‘Começar de Novo’

Meio Ambiente
06/01/2015 16h43

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) assinou nesta terça-feira, 5, contrato com a Empresa Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP) para prestação de serviço de mão obra de apenados em apoio ao Programa do Governo Federal ‘Começar de Novo'. Agora, detentos que estão em regime semiaberto, aberto e em condicional poderão garantir uma vida digna através do Programa.

O presidente do Conselho, José Raimundo de Sousa, explica como funciona o programa. "O assistido passa a ter uma renda mensal para manter o sustento da família. Ele sai das ruas, deixa de perambular e passa a ter uma atividade laboral e, assim, deixa de oferecer risco à sociedade. O programa contribui para um maior número de ressocializações e diminuição de reincidências de delitos. Em regiões brasileiras, onde esse trabalho já está mais avançado, o índice de reincidência de delitos é muito baixo. Em Campo Grande, onde fui pessoalmente ver, o índice é de 4%, o nosso é de 80%. Lá eles começaram mais cedo, já reinseriram 13.500 presidiários", declara o presidente do CCEP. 

Na Sema, a mão de obra dos apenados será voltada ao desempenho de tarefas de serviços gerais nas dependências. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, a ideia é levar a proposta para as outras secretarias municipais. "A Sema deu o primeiro passo no objetivo de diminuir a reincidência de crimes na capital através da adesão ao Programa ‘Começar de Novo'. Nossa intenção é que as demais secretarias façam o mesmo", afirma.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente contratará no momento sete apenados que farão trabalhos remunerados e com benefícios previstos pelo Programa "Começar de Novo". A iniciativa é celebrada. "Eles irão realizar diversas atividades como, por exemplo, serviços gerais. O importante nesta contratação é que a Prefeitura de Aracaju, através da Sema, está inovando ao contratar os apenados, contribuindo, assim, para a diminuição da reincidência de crimes.  Aqui eles terão uma melhor condição de vida, fruto de um trabalho digno e honrado", conclui o secretário Eduardo Matos.